Meu nome é Luzinaldo de Oliveira Silva e no mundo da Capoeira todos me conhecem como Contramestre Barreira. Minha trajetória na Capoeira se deu no dia 05 de Abril de 1991 na cidade de Bayeux, mais especificamente em um colégio do bairro de Imaculada, nas proximidades do Estádio Lourival Caetano.
Meu primeiro professor foi o Mestre China do grupo de capoeira Abadá, da cidade do Rio de Janeiro. Mas com pouco tempo, por motivo de trabalho, o Mestre China retornou a sua cidade natal, deixando a direção do grupo com o professor Melo, seu irmão. Mas, pelo mesmo motivo do seu irmão, também teve que abandonar o grupo e voltar para o Rio de Janeiro.
Então, com alguns colegas que também faziam parte do grupo, convidamos o professor Martinho (hoje Mestre Martinho) do grupo de capoeira arte Brasil. Mas após um mês, também teve que abandonar o trabalho por motivo da distancia, pois o Mestre Martinho mora num bairro distante de João Pessoa.
Após um período de aproximadamente um ano, juntamente com um colega, procurei o professor Rafael Magnata (hoje Mestre Rafael Magnata) do grupo de capoeira Lua de Palmares, da cidade de João Pessoa, com quem treinamos por um período de seis meses aproximadamente.
Após esse período, no começo de Fevereiro de 1993, passei a treinar com o Mestre Naldinho do grupo de capoeira senzala de palmares, filiado ao Mestre Nô da Bahia, presidente da associação de capoeira Palmares. Batizei-me no dia 20 de Novembro do corrente ano e posteriormente, me formei no dia 04 de Dezembro de 2002.
Então, em Agosto de 1995, sob a orientação e supervisão do Mestre Naldinho, comecei um trabalho de capoeira em Bayeux, no colégio Augusto dos Anjos, no bairro do SESI.
Com o tempo, passei a ministrar aulas de capoeira em vários colégios, clubes, associações de bairro, centros, grupos de jovens da Igreja, em projetos e programas do governo e trabalhos sociais em bairros carentes das cidades de Bayeux e João Pessoa.
No dia 29 de Agosto de 2009, fui diplomado Contramestre de capoeira pelo Mestre Chico na cidade de Bayeux. Atualmente possuo um grupo independente que se chama: Grupo Cultural Capoeira Libertação, onde sou o presidente e fundador do mesmo.