O Grupo Cultural Capoeira Libertação, através do Contramestre Barreira é uma entidade filantrópica de representação sem fins lucrativos nasceu na necessidade de desenvolver o sentimento de cidadania através de desenvolver o esporte, cultura e educação, sendo a capoeira o esporte que atrairá os participantes dentro de um contexto de desenvolvimento físico e cultural, esportivo e educativo.
O Grupo Cultural Capoeira Libertação teve seu início no dia 15 de Agosto de 1995, na cidade de Bayeux com o nome de Grupo de Capoeira Angoleiros de Palmares. O Grupo era dirigido pelos professores: Luzinaldo e Calaça (hoje contramestres: Barreira e Calaça) e tinha a direção geral do Mestre Naldinho.
Com o decorrer dos anos e as constates adaptações do grupo, no ano de 1997 o grupo passou a se chamar Grupo “Capoeira Angola Palmares”, que tinha como dirigente na Paraíba o Mestre Naldinho (JP) e direção geral do Mestre Nô (BA).
A partir do ano de 2004 com a saída do Mestre Naldinho da Palmares, o grupo passa a se chamar “Capoeira Angola Comunidade” e no dia 28 de Agosto de 2005, com a saída do Contramestre Barreira do Grupo Angola Comunidade é fundado o “Grupo Cultural Capoeira Libertação” que tem como presidente e fundador Luzinaldo de Oliveira Silva, Contramestre Barreira.
Com a crescente necessidade de um trabalho junto aos jovens, crianças e adolescentes, nas escolas, nos bairros de nossa cidade, o Grupo Libertação cresceu e se expandiu passando a atuar em instituições como Educandário Eunice Weaver, A Instituição André Luiz, clubes, associações, grupos de jovens das igrejas, Projetos sociais e em várias escolas municipais das cidades de Bayeux e João Pessoa.
Hoje o grupo conta com dois Contramestres: Barreira e Calaça; três Professores: Jane, Novinho e Fiapo; quatro Formados: Preguiça, Vaga-lume, Agildo e Mago e vários Formados, Instrutores e Monitores e muitos deles fazem trabalhos de capoeira em vários locais diferentes.
Contramestre Barreira: João Paulo II, Cristo e Bayeux; Professora Jane: João Paulo II e Bayeux; Professor Fiapo: Cidade verde e Bairro das indústrias; Formado Agildo: Grotão e Bayeux; Formado Vaga-lume: Bayeux; Educadores Batatão, Eclipse e DDD: Bayeux.
Hoje o grupo conta com um contingente de aproximadamente 150 alunos espalhados por várias cidades.